terça-feira, 27 de abril de 2010

COCKER ENCONTRADO EM CURITIBA

Cocker ENCONTRADO vagando na regiao do Xaxim, quase atropelado.
Está provisoriamente na casa de quem o recolheu, mas não vai poder ficar mais muito tempo com ele.
Ele não enxerga e está com muita secreção nos olhos.
contato: renata.curitiba@uol.com.br

*Recebido por email, repassando...

CCZ de Taubaté: um exemplo a ser seguido

Fonte: http://www.felicianofilho.com.br/2010/?p=729A vigência do Projeto Melhor Amigo torna o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté o órgão de melhor referência do Estado de São Paulo. Em visita ao local, os assessores do deputado Feliciano Filho constataram a qualidade do tratamento oferecidos aos animais, conseqüência do pleno cumprimento da Lei 12.916/08, de autoria do parlamentar.

Número aceitável de cães nas dependências coletivas

Além da infra-estrutura adequada para comportar os 450 cães e 100 gatos que habitam o local, o CCZ possui amplas salas de cirurgia, onde são realizados os procedimentos de castração. Os veterinários esterilizam também os animais da população de baixa renda em mutirões, que ocorrem de uma a duas vezes por semana.

Cachorrinha ganha um novo lar graças ao programa de adoção

O Projeto Melhor Amigo, além de contemplar o programa de castração, visa também preparar os animais para a adoção. O CCZ de Taubaté possui um amplo auditório, onde são realizadas palestras que orientam a população sobre a importância da posse responsável.

Confira no relatório dos assessores todos os detalhes deste órgão municipal, considerado o melhor CCZ do Estado pelo deputado Feliciano Filho. Clique aqui.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

HUSK SIBERIANO

Recebido por email, repassando...


Bom dia. Ontem (25/04 - Domingo) foi encontrado na lagoa do taquaral um lindo cão macho da raça Husk Siberiano. Ele está provisóriamente em lar temporário, mas precisa ser doado ou encontrar o dono com urgência, está um pouco depressivo pois está preso e sem espaço para se movimentar!!! É um cão esperto, ativo, precisa de quintal para se exercitar...
Se conhecer o dono ou alguém que se interesse favor entrar em contato.
Será doado castrado.
Kattya - 19 8810.1933
Obrigada

URGENTE: AJUDEM O CAOZINHO MENINO A CONSEGUIR UM LAR!!!!!

Repassando, recebido via email.

Mensagem original
De: Joice Sprenger Schelesky <>
Para: adocao@yahoo.com.br Cópia: reismarili@hotmail.com
Assunto: URGENTE: AJUDEM O CAOZINHO MENINO A CONSEGUIR UM LAR!!!!!
Enviada: 23/04/2010 20:01




AMIGOS, VAMOS AJUDAR A MARILI A ENCONTRAR UM BOM LAR PRO MENINO? SUA
BENFEITORA VAI EMBORA DE CURITIBA DIA 5/5!!! VEJAM O APELO ABAIXO!
(Marili, obrigada por tê-lo tirado das ruas...) / FALTOU O TELEFONE.
QQER COISA, O MEU É 3085-0586 E 9216-5928 (7 FOTOS)

reismarili@hotmail.com : 18/4/10:
Joice dia 07/04 eu já havia visto este menino na rua , passei por
perto e não queria enxergar o que eu estava vendo fui embora mas com o
coração apertando, caminhei para frente e voltei porque aquela imagem
daquele pedacinho de animal naquela situação dóia em meu coração, mas
infelizmente não o encontrei, pedi muito para Deus para trazer ele de
volta para que eu pudesse cuidar e doar.

Ele reapareceu no dia 09/04 em minha frente foi aonde peguei o e levei
imediatamente ao veterinário, foi medicado hj dia 18/04 ele esta super
bem para minha alegria, mas quando o encontrei ele fedia devido a
sujeira e a sarna que estava por todo seu corpinho tão delicado pesei
ele no dia 1kg 600 mas hj esta com 3 kg, banho todos os dias e medicação
a cada 8hs , tratei e estou a tratar com todo meu carinho e amor que
tenho por esses bichinhos amáveis, ele correspondeu ao tratamento com
muita rapidez, até o veterinário ficou impressionado como ele se curou
tão rápido graças à Deus.

Mas infelizmente tenho que doá-lo por motivo que estou retornando ao
país aonde meu marido se encontra na Itália no dia 05/05.

Eu o chamo de Menino, o Menino é uma criaturinha meiga, dócil, adora
criança, respeita o espaço de todos só faz suas necessidades
fisiológicas na grama, se a porta esta fechada ele procura chamar
atenção para sair, esta comendo mais de 4 vezes ao dia pela sua
necessidade, mas tbém come e dorme, ele e de porte pequeno uma mistura
de poodle com maltês.

Não é do tipo que fica latindo o tempo todo, somente qdo ele brinca
para chamar a atenção, adora correr átras da bola, para ele e uma
festa.

Beijos, se não tivesse que ir embora com certeza ajudaria vcs na ONG,
que Deus a ilumine sempre.

Eu já dei o vermífugo para ele, e semana que vem irá tomar as vacinas.

Muito obrigada de coração por tudo.

beijos

Marili / reismarili@hotmail.com


sábado, 24 de abril de 2010

Adote um Bichinho da PEA


Todos os cachorrinhos e gatinhos divulgados nessa mensagem foram resgatados das ruas e estão à procura de uma nova família. Se você não puder adotar, ajude a divulgar! Precisamos encontrar lares para essas carinhas lindas. Só assim poderemos ajudar outros bichinhos necessitados. Os animais anunciados estão em São Paulo - Capital. Veja também as vantagens de adotar um animal adulto - Clique Aqui

Teka
Clique Aqui e veja mais fotos

Sou a Teka, uma jovem de 1 ano de idade, super meiga, carinhosa, muito boazinha mesmo. Fui resgatada e salva juntamente com meus filhotes Bingo e Spike, que inclusive já foram adotados neste site.
Estou castrada e pronta para ser feliz também e seguir para meu novo lar.

Queda Livre
Clique Aqui e veja mais fotos

Olá, meu nome é Queda Livre. Apesar de o meu nome ser engraçado, minha história é bem triste. Eu levei uma pancada muito forte na cabeça. Fiquei no chão, sangrando pela boca e pelo nariz. Não conseguia me levantar, ficava me contorcendo e gritando de dor. Quando cheguei ao veterinário, tinha poucas chances de sobreviver. Fiquei internada por 5 dias e por um milagre tive alta. Desde então melhoro a cada dia. Eu já não ando mais em círculos e já estou começando a enxergar. Uso a caixinha de areia sozinha, sei onde está a água e a comida. Subo no sofá. Peço carinho. Sou super mansinha e carinhosa. Apesar de não estar totalmente curada, já procuro por uma família, pois sei o quanto é difícil ser adotada, ainda mais quando não estamos "perfeitos". Se você não liga para isso e quer aumentar sua família é só me levar para casa. Prometo que lhe farei muito feliz. Veja os meus vídeos para saber mais sobre mim. (Vídeo 01, 02, 03)

Debate "Evolução da consciência e direito animal”

Os animais têm consciência? Devem ser vistos apenas como objetos da compaixão humana ou são também sujeitos de direitos? Se existe uma “dignidade animal” e “direitos animais” a serem respeitados, quais seriam os critérios válidos para defini-los?

O estudioso do comportamento animal César Ades e o pesquisador do cérebro Sidarta Ribeiro vão enfrentar essas questões, com a mediação do advogado Rubens Naves, no debate “Evolução da consciência e direito animal”.

Dia 3 de maio, segunda-feira, às 19h no Teatro Eva Herz - Av. Paulista, 2073
(Livraria Cultura do Conjunto Nacional)
Reserva de lugar pelo email lms@rnaves.com.br ou pelo telefone 3179-0108

Música e Consciência - 29/04

Não perca! A sua voz é a voz dos animais

Não deixe para comprar seu ingresso na última hora, o número de lugares é limitado. Adquira o seu em qualquer unidade do SESC em São Paulo.


A ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) - www.anda.jor.br – realizará um show para sensibilizar as pessoas em relação aos direitos animais e à preservação do planeta, no próximo dia 29 de abril, no SESC Pompéia (choperia), às 21h.


Grandes nomes da música brasileira, como: Fernanda Porto, Nuno Mindelis, Palavra Cantada, Patrícia Marx, Renato Teixeira, Teatro Mágico já estão confirmados. A atriz Gabriela Duarte também estará presente para chamar a atenção sobre a necessidade de mudarmos nossas atitudes.

O concerto “ANDA – Música e Consciência – Pelos animais, pelo Planeta” pretende disseminar por meio da música e dos artistas a importância de vivermos em harmonia, respeitando a vida.

Durante o evento, o artista plástico ambiental Alexandre Huber, pintará um grande painel retratando animais marinhos (a vida nos oceanos).

Será o primeiro show no Brasil com a proposta de levar uma mensagem de convivência pacífica e ética com todos os seres. Os artistas dão um exemplo de consciência ao se reunirem para cantar e se apresentar sem cachê. Todo o evento está sendo construído com colaborações voluntárias.

As emissões de gases estufa provocadas pela realização do show "ANDA – Música e Consciência" serão neutralizadas com o plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê. A iniciativa é uma parceria da ANDA com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.

Mais sobre a ANDA (Informar para Transformar)A ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais – foi fundada em 28 de novembro de 2008 pela jornalista Silvana Andrade e tem como seus principais objetivos difundir informações e valores que gerem consciência para defesa e garantia dos direitos animais, incentivar à reflexão sobre a necessidade de mudar a maneira como os animais são considerados na sociedade, gerar a percepção de que podemos construir um mundo de paz para todos os seres e criar ações que estimulem a convivência harmônica entre pessoas e animais.

A equipe é formada por jornalistas, filósofos, biólogos, nutricionistas, advogados, promotores públicos, professores, escritores, publicitários, entre outros profissionais que atuam voluntariamente na ONG. Atualmente são 36 colunistas, além das colunas, o site conta com mais de 300 artigos postados e entrevistas exclusivas. Cerca de 50% das notícias publicadas são produzidas pela redação da ANDA, o restante são clipadas de outros veículos. Com tão pouco tempo de existência, a ANDA já conta com cerca de 200 mil acessos únicos por mês e internautas em 65 países.

Serviço:
Anda – Música e Consciência Pelos Animais, pelo Planeta
Data: 29/04/2010
Horário: 21hCensura livre
Local: Sesc Pompéia - Choperia - São Paulo / SP
Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia-entrada) e R$ 5,00 (comerciários)
Idealização e Realização: ANDA Parte da renda será revertida para a ONG
Para receber este informativo, escreva para institutoninarosa-subscribe@yahoogrupos.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bombeiros já resgataram dois cachorros com vida no Morro do Bumba

Bombeiros já resgataram nesta sexta-feira (9) dois cachorros com vida dos escombros no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Para as equipes que trabalham no local, os resgates renovaram as esperanças de encontrar sobreviventes e serviram de motivação para os bombeiros que atuam na região.
Nick, o primeiro cachorro a ser retirado, sobreviveu após ficar três dias embaixo dos escombros. O resgate emocionou bombeiros e o seu dono, o gerente de RH Bruno Lemos.
O dono disse que também espera encontrar com vida seus cinco parentes, que continuam soterrados após o deslizamento. Ele também perdeu o tio, que já teve o corpo encontrado na quarta-feira (7).

O cachorro Nick foi o primeiro a ser resgatado, após ficar três dias sob os escombros no Morro do Bumba (Foto: Tássia Thum/G1)

Fonte: G1

As baleias estão em perigo. Ajude agora!


O mês de abril é uma época perigosa para as baleias nas águas norueguesas, pois marca o início da estação de caça. Em 2010, chegaremos ao número de 1.286 baleias minke que serão mortas com arpões explosivos e tiros. Diga à Noruega que isso é inaceitável, AGORA!

Os próprios dados da Noruega mostram que pelo menos uma em cada cinco baleias vivencia um longo sofrimento, agonizando até a morte. Algumas levam até mais de uma hora para sucumbirem às feridas.

Proteste contra a matança!



Uma pesquisa de opinião em 2009 apontou que a maioria dos noruegueses considera inaceitável o sofrimento acarretado pela caça às baleias, e que apenas 1% da população consome carne de baleia regularmente. Apesar disso, a Noruega continua desafiando a proibição à caça de baleias: a cota comercial de abate em 2010 é a maior em 25 anos. O governo alega receber poucas críticas acerca da caça às baleias. É hora de mudar essa situação.

Não fique parado. Faça com que abril seja o mês das baleias, e não de seus caçadores!

Ajude-nos a mostrar que o mundo está unido aos noruegueses. Assine uma carta online, dizendo ao Primeiro-Ministro da Noruega que atenda a exigência de seus cidadãos, pondo um fim a essa crueldade.

OBS. Não se esqueça de reenviar esta mensagem para seus amigos, pois assim outros também poderão ajudar as baleias.

Envie para um Amigo

Ajude a espalhar esta mensagem:

[INR] Curso gratuito "Como orientar para o atendimento ao animal"

Caros protetores e simpatizantes

Há anos o Instituto Nina Rosa orienta pessoas (por telefone e email) sobre como proceder nas situações que envolvem assistência a animais. Deixará de oferecer este serviço a partir de maio por ter decidido focar suas ações na sua principal tarefa: produção de vídeos e Educação de Valores.

Para que esta experiência não se perca, o INR organizou e oferece gratuitamente o curso "COMO ORIENTAR PARA O ATENDIMENTO AO ANIMAL" a todos os interessados em continuar este trabalho pelos animais.

Data: sábado, 24 de abril
Horário: 9h às 16h, com intervalo para almoço (por conta de cada participante)
Local: em São Paulo/SP, em local a ser definido de acordo com o número de interessados
Orientadores: Nina Rosa, Tamara e Maurício

Para inscrever-se, responda esta mensagem até dia 14/04, quarta-feira, indicando:
nome:
telefone:
e-mail:
se faz parte de algum grupo de defesa animal:
Apenas com seu tempo e um telefone já é possível ajudar animais!

Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
www.institutoninarosa.org.br
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273
---
Receba informações sobre a causa animal. Escreva para institutoninarosa-subscribe@yahoogrupos.com.br

CÃES DE PEQUENO PORTE PARA ADOÇÃO

ESTOU COM 3 CÃES DE PEQUENO PORTE PARA ADOÇÃO
.MISSE: MESTIÇA DE PINCHER, +- 5 KG, DÓCIL, AMOROSA,CASTRADA E VACINADA. UNS 5 ANOS DE IDADE

.PELUDINHA: MESTIÇA DE LHASA NA COR CINZA CHUMBO ATIVA E BRINCALHONA, INCLUSIVE FOI IMPOSSIVEL BATER AS FOTOS. A ADOTANTE TEM QUE ARCAR COM OS CUSTOS DA CASTRAÇÃO(+- R$ 80,00)

.PINCHER N.0: LINDO E PEQUENINO
A ADOTANTE TEM QUE ARCAR COM OS CUSTOS DA CASTRAÇÃO(+-R$ 70,00)

CONTATO: MARIA LUIZA - FONE: 9674 6666






sexta-feira, 2 de abril de 2010

Os animais também merecem uma feliz Páscoa


Estamos no período da Páscoa e, como em todos os anos, é muito comum as crianças pedirem coelhinhos como presente nessa época. Infelizmente, cedendo ao capricho dos filhos, muitos pais acabam por comprar esses lindos animais como se estivessem comprando um bichinho de pelúcia: falta-lhes a consciência de que o animal precisa de cuidados especiais.Para piorar a situação, há comerciantes que se aproveitam do momento e colocam coelhos à venda em vitrines, sem a preocupação com o bem-estar desses animais.Cães e chocolates: Durante a Páscoa, precisamos ficar atentos também aos nossos cães. Quando ganhamos vários ovos de chocolate, é muito comum nossos melhores amigos acompanharem cada abertura de pacote com aquele olhar de "quero só um pedacinho!". Mas, infelizmente, o chocolate não é um alimento saudável para os cães: além de ser muito gorduroso e calórico, ele pode acabar intoxicando o animal.

CAMPANHA CUIDE DE UMA ÁRVORE

AMO TAMBÉM AS ÁRVORES

Essas benfeitoras da humanidade oferecem abrigo, sombra, flores, frutos, beleza, e ainda transmutam energias.

Acolhem, ouvem, e inspiram quem delas se aproximar com o coração aberto.

Recomendo a todos que olhem - não só para os troncos - como é comum nos grandes centros, mas acima, para suas faces, lindas, gratificantes, que lá estão firmes, apesar de tudo e de todos... fazendo a sua parte.

Se você tem o privilégio de ter alguma dessas companheiras perto de sua casa, experimente fazer contato, mesmo que só visual no início, ofereça água nos dias secos, limpe suas raízes do lixo e do cimento, permita-se desfrutar de toda a sabedoria que dela emana, seja mais feliz.

NinaINRprimavera 2007

CAMPANHA CUIDE DE UMA ÁRVORE

Após limpar o canteiro onde ela fica, afixe em seu tronco o cartaz abaixo para ajuda-la a viver como árvore, e não como lixeira.
Download do cartaz: http://www.institutoninarosa.org.br/images/stories/geral/cartaz_arvore_final.jpg

Dicas para instalação do cartaz na árvore sem agredi-la:

- Imprima o cartaz;

- Plastifique-o, deixando dois a três dedos de margem de plástico nas laterais para a furação;

- Faça dois furos em cada lateral, exatamente no meio da margem. Preferível não furar muito próximo do papel, para não infiltrar água de chuva;

- Passe um fio resistente entre os furos e ao redor da árvore, amarrando de maneira que o cartaz fique fixo. Não aperte demais para não machucá-la.

Divulgue em seu bairro. Envie para amigos e familiares. O download do cartaz é gratuito. Vamos ajudar nossas irmãs árvores a resgatarem sua dignidade.

Para receber este informativo, escreva para institutoninarosa-subscribe@yahoogrupos.com.br

Wallpaper INR Abril 2010

Já está disponível no site do Instituto Nina Rosa para download gratuito e circulação livre, o papel de parede do mês de Abril 2010.

Link para download: http://www.institutoninarosa.org.br/papeisparede2010

Você terá a companhia de um animal apresentando-lhe o calendário do mês e as datas especiais.


Inspire-se na frase de cada animal e um bom mês para você.

COMO DENUNCIAR MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

EM CURITIBA e região metropolitana

Casos que caracterizam maus-tratos:
· não fornecer água , comida e abrigo adequado

· Envenenar animais

· Manter animais em locais sem as básicas condições de higiene e sem luminosidade

· Manter animais confinados em locais pequenos, desproporcionais ao porte do animal ou que restrinjam a um mínimo sua movimentação

· Manter animais permanentemente presos a correntes

· Bater, Golpear, ferir, torturar e/ou mutilar animais

· Utilizar animais em espetáculos que gerem pânico, estresse ou sofrimento

· Agredir fisicamente animais

· abandono

· não procurar veterinário se o animal adoecer, etc.

Toda pessoa que tenha conhecimento de atentados contra a natureza ou animais deve denunciar, comparecendo a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 de 1998). Uma boa idéia é imprimir e levar a lei com você. (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9605.htm).
LEI 9.605 DE 12/02/78 (Lei de Crimes Ambientais)
. . .
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal...

DECRETO LEI 24.645, de julho de 1934. (Lei que tipifica maus tratos)

O chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, usando das atribuições que lhe confere o artigo 1. do decreto n. 19.398, de 11 de novembro de 1930, decreta:

Art. 1. - Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.
Art. 2. - Aquele que, em lugar público ou privado, aplicar ou fizer aplicar maus tratos aos animais, incorrerá em multa de Cr$.. e na pena de prisão celular de 2 a 15 dias, quer o delinqüente seja ou não o respectivo proprietário, sem prejuízo da ação civil que possa caber.
Parágr. 1. - A critério da autoridade que verificar a infração da presente lei, será imposta qualquer das penalidades acima estatuídas, ou ambas.
Parágr. 2. - A pena a aplicar dependerá da gravidade do delito, a juízo da autoridade.
Parágr. 3. - Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras de animais.
Art. 3. - Consideram-se maus tratos:
I - PRATICAR ATO DE ABUSO OU CRUELDADE EM QUALQUER ANIMAL;
II - Manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhes impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;
III - Obrigar animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forcas e a todo ato que resulte em sofrimento para deles obter esforços que, razoavelmente não se lhes possam exigir senão com castigo
IV - Golpear, ferir ou mutilar voluntariamente qualquer órgão ou tecido de economia, exceto a castração, só para animais domésticos, ou operações outras praticadas em beneficio exclusivo do animal e as exigidas para defesa do homem, ou no interesse da ciência;
V - Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária

Caso haja recusa do delegado, cite o Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la. Outra saída é entrar com representação no Ministério Público Federal da sua cidade. Em ambos os casos não há a necessidade de possuir advogado.
Pode-se procurar diretamente a
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
Endereço:
Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 1261

Bairro:
Bacacheri

Cidade:
Curitiba - PR

Telefone(s):
(41) 3356-7047

Horário de
atendimento:
Aberto 24h


(em frente à Base Aérea de Curitiba)
Em São José dos Pinhais:
Delegacia (maus-tratos aos animais): 3356-7047
Lembre-se:
Tenha consigo a Lei 9.605 artigo 32 que descreve que maus tratos a animais silvestres e domésticos é crime pois nem todos delegados conhecem esta Lei.
O importante em caso de denúncias, é a postura que se deve ter diante do delegado. Agir com firmeza e determinação, além de educação e bom senso, é imprescindível para que você ganhe confiança e respeito na hora da denúncia.
Dicas Importantes:
Preste atenção a esta dica: leve junto a você uma cópia do número da lei (no caso a 9605/98) e do art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei.
Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial. Se negar-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel. O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de lhe atender e o dever de fazer cumprir a lei.
Diga-lhe que você irá denúncia-lo ao Ministério Publico (Denúncia ao Ministério Público - aliás, carregue sempre esses telefones na sua carteira, porque ele sabe que o Ministério Público irá requisitar a abertura do inquérito para apuração do fato contra esse policial e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal.
Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao Ministério Público.

PROVAS:
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou ou atropelou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.

NÃO TENHA RECEIO PORQUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!!! Preste atenção:
O Decreto 24.645/34 reza em seus artigos 1º: Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e 2º - parágrafo 3º: Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais.

Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará a Juízo para abertura de ação, onde o Autor da ação será o Estado.
Se o crime for contra Animais Silvestres (Animal Silvestre: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais- fonte: www.renctas.org.br), pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o IBAMA (Tel: 0800-618080 - ligação gratuita “Linha Verde”), ou escreva para o RENCTAS e-mail: renctas@renctas.org.br.

Tenham também em mãos o telefone do Disque-denúncia (181) que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus tratos (circos, rodeios, brigas de cães e galos, etc.…).
Uma outra dica também muito importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade?
Pois é, com o advento da Lei 7.347, de 24.07.85, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar em juízo na proteção dos bens públicos para preservar a qualidade de vida, inclusive com mandado de segurança (Constituição Federal, art.5º, LXX, “b”) para a preservação desse bens e a fauna é um patrimônio público.
Portanto, se o seu bairro estiver organizado em Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a Delegacia ou ao Fórum mais próximo.
Assim que o Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar um Termo Circunstanciado. Se se negar a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm ("retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal"). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel.

O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de te atender e o dever de fazer cumprir a lei, principalmente porque você é quem paga o salário desses funcionários, com seus impostos.

--------------------------------------------------
CASO SEJA MAL ATENDIDO NA DELEGACIA
DENUNCIE O DELEGADO E SUA EQUIPE AO MINISTÉRIO PÚBLICO

OUVIDORIA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

R. Marechal Hermes, 751 Centro Cívico

Ed. Affonso Alves de Camargo

CEP 80.530-230 - Curitiba/PR

Fone/Fax: (41) 3250-4463

E-mail: ouvidoriamp@mp.pr.gov.br


Outros Contatos:
Polícia Militar do Paraná - Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde
End: Av. das Torres, 10.000 - Parque Metropolitano do Iguaçu - 83.040-300 - São José dos Pinhais - PR
Tel: (41) 3299-1350
Disque Denúncias Força Verde: 0800-643-0304
E-mail: bpambfv@pm.pr.gov.br
Superintendência do IBAMA em Curitiba
Superintendente do IBAMA no Paraná: José Álvaro da Silva Carneiro
End: Rua General Carneiro, 481 – Alto da Glória – CEP: 80060-150 – Curitiba – PR
Tel: (41) 3360-6100 (Geral)
(41) 3360-6172 (Gabinete)
(41) 3360-6112 (Administração)
(41) 3360-6191 (Fiscalização)
(41) 3260-6191 (Fax)
E-mail: jose.carneiro@ibama.gov.br
Promotoria de Defesa do Meio Ambiente

Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos

Subprocurador Geral para Assuntos Jurídicos

Lineu Walter Kirchner - kirchner@mp.pr.gov.br - 41 3250 4212


Assessoria

Antonio Carlos Staut Nunes - acsnunes@mp.pr.gov.br - 41 3250 4240

Fábio Andrades Gameiro - fgameiro@mp.pr.gov.br - 41 3250 4247

Fábio André Guaragni - guaragni@mp.pr.gov.br - 41 3250 4243

Guilherme Freire de Barros Teixeira - gfbarros@mp.pr.gov.br - 41 3250 4242

Contato


IMPORTANTE:

Não existe um local onde se possa colocar os animais que sofrem maus tratos para que tenham cuidados adequados, portanto, não denuncie antes de tentar todas as possibilidades de salvar a vida do animal e denuncie numa delegacia se todas as possibilidades já se esgotaram.

Se conseguir retirar o animal do local, leve-o a um veterinário e peça auda para procurar ou procure um Lar Transitório (uma casa onde o animal ficará enquanto se recupera e recebe os procedimentos de vermifugação e castração para ser encaminhado para posterior adoção).
Para outras denúncias ambientais:
POLÍCIA AMBIENTAL
08000555190
IBAMA
"Linha Verde"
Fone: 0800-618080
POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL - 0800-132060
Crimes ambientais como desmatamentos, caça e tráfico de animais
podem ser denunciados diretamente à Polícia Militar Ambiental (PMAmb)
Também recebe denúncias e pedidos de auxílio para segurança nas áreas rurais.

SOS MATA ATLÂNTICA - http://www.sosmatatlantica.org.br/?secao=denuncie

IBAMA - LINHA VERDE - 0800 61 80 80 - www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm

DESMATAMENTO ILEGAL e construção de casas em área ilegal: (11) 5897-2473 - Biólogas Odete ou Cláudia
NÃO SE CALE, DENUNCIE!

Mariana Alonso
www.saibamaisdireito.blogspot.com
http://mdalonso.wordpress.com/

Para voltar a andar, cachorro recebe pata mecânica de R$ 19 mil

Elaine Tilson não se importou com o valor da cirurgia. Blade sofre de artrite em três patas.

Blade, um cachorro da raça Rottweiler, sofria de artrite em três patas e mal conseguia andar. Elaine Tilson, de 64 anos, então reuniu todas suas economias e pagou a cirurgia de implantação de uma parta mecânica para seu animal no valor de sete mil libras, cerca de R$ 19 mil.

O Rottweiler Blade, de 7 anos, brinca nornalmente. Ele recebeu um implante metálico em uma das patas (no destaque) (Foto: Barcroft Media/Getty Images)

O cachorro de 7 anos mora com a veterinária em Surrey, na Inglaterra, e foi submetido a uma cirurgia inovadora no mundo animal. Blade passou por ressonância magnética e tomografia computadorizada para que a equipe médica pudesse projetar os ossos da pata, substituídos por implantes metálicos. Segundo Elaine, Blade agora pode brincar e pegar os jornais pela manhã, como qualquer outro cachorro de estimação.

Elaine Tilson e seu Rottweiler, Blade, totalmente recuperado (Foto: Barcroft Media/Getty Images)

Fonte: G1

Related Posts with Thumbnails