quarta-feira, 19 de maio de 2010

O QUE É SER UM PROTETOR E ANIMAIS?

Hoje em dia a proteção animal virou um modismo. Muita gente acha bacana dizer que é “Protetor de Animais”, mas o que exatamente ser um “Protetor de Animais”?

Para começar gostaria de esclarecer que proteger animais não é chamar uma ONG ou ligar para um protetor independente quando um animal está sendo mal tratado. Proteger animais também não é ficar no computador apenas repassando pedidos de ajuda, nem se sentir no direito de exigir e cobrar que pessoas ligadas a causa façam o que você considera certo fazer. Estas são apenas formas de divulgar ações e necessidades ligadas a causa, e não a proteção em sua essência.

Em primeiro lugar é importante saber que protetores de animais são pessoas iguais a você, eles trabalham, estudam, possuem família, filhos, quintal pequeno, moram em apartamento em alguns casos, mas decidiram arregaçar as mangas e fazer a diferença. Um dia desses eu ouvi que “ser protetor de animais é um apostolado”, e isso significa você dedicar sua vida, seu tempo e seu dinheiro a uma causa que muito provavelmente “nunca” lhe trará nenhum retorno material. Consiste também em mudar seus hábitos alimentares (parar de consumir carne), hábitos de diversão (rodeios, vaquejadas, touradas, feiras de exposição, de exploração, de competição, etc.), hábitos de consumo (roupas de origem animal como casacos de pele, etc.), hábitos em geral.

O “protetor de animais” muda sua visão em relação a vida, passa a respeitar toda forma de vida, passa a lutar pela defesa dos direitos dos animais, pela castração, pela adoção, por leis mais rígidas e que os defendam, pela conscientização da população, contra a exploração animal em todas as suas formas, contra o comercio de animais, etc.

Ninguém muda estes hábitos facilmente, nenhuma pessoa que conheço amanheceu e disse: a partir de hoje sou um protetor de animais e vou deixar de fazer tudo o que fiz a minha vida inteira. A vontade de ajudar nos impulsiona a levantar e ir, com o tempo criamos cada vez mais a consciência em relação aos assuntos relacionados à causa, nossos hábitos são mudados aos poucos e gradativamente. É uma luta pessoal contra nós mesmo, e em alguns casos, contra nossos familiares que não conseguem entender e aceitar essa mudança.

Ser um “protetor de animais” é ter responsabilidade social de maneira totalmente independente da caridade. Promover a conscientização em relação ao respeito dos animais é uma das bandeiras mais importantes da causa, fazer com que as pessoas enxerguem que o animal tem uma vida que precisa ser respeitada, é uma batalha constante. Os animais existem da mesma maneira que todos nós, possuem suas individualidades e não estão aqui para nos servir.

Os defensores dos animais devem ser felizes com sua bandeira, devem se orgulhar do que fazem. Se defender animais te trouxer algum tipo de angústia, talvez seja a hora de repensar e mudar de causa. Os animais precisam de pessoas sensatas, que estejam sempre empenhadas em aprender, que estejam dispostas a tentar mudar o mundo, mas se conseguirem mudar apenas a pessoa que está ao seu lado, já fizeram muito mais do que 99% da população. Os animais não podem se defender, eles só têm a nós, seres humanos, para defendê-los, e exatamente por isso temos que nos manter equilibrados para fazê-lo, e fazer com prazer, paixão e de maneira otimista. Pessoas agressivas e desacreditadas, não apenas na causa animais mas em todas as causas, geralmente não conseguem atingir seus objetivos na sociedade, pois não conseguem desenvolver o potencial necessário para valorizar a causa que defendem.

Tenha sempre a frente, e como referência, pessoas inseridas na causa e que desenvolvam um trabalho baseado na seriedade e, acima de tudo, idoneidade. Fuja dos falsos protetores, pessoas que estão inseridas na causa tentando tirar benefícios materiais ou prestígio. Acredite em você e em seus objetivos, arregace as mangas e faça, não tenha projetos alimentados apenas pela esperança, estabeleça objetivos e metas, faça você também a diferença. Pense qual a melhor forma de ajudar os animais, quais os seus pontos fortes, se você gostaria de trabalhar com resgates, com adoção, com maus tratos, com educação, contra exploração, etc. Acredite em você, e dê o seu melhor.

Abrace uma causa, qualquer causa, mas faça-o com responsabilidade e de coração aberto. Mude seus conceitos, abandone os preconceitos e faça a diferença.
Existem 3 tipos de pessoas:As que fazem acontecer, as que deixam acontecer e as que perguntam o que aconteceu? (John Richardson Jr)

Lilian Rockenbach - http://lilian.rockenbach.zip.net/arch2010-04-01_2010-04-30.html#2010_04-30_11_25_23-10444973-0

Para receber este informativo, escreva para institutoninarosa-subscribe@yahoogrupos.com.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pastor Perdido

Este Pastor está em Araucária em frente de uma empresa. Não é deles (mas por enquanto estão permitindo que ele fique em frente ao portão), pois eles tem uma cadela. Ele já está a uns 20 dias
Ele está sem abrigo. Estou dando comida 1 vez por dia.
Bem facil de lidar com ele. Deve ter mais de 6 anos.
Peço a ajuda para encontrarmos um lar para ele

Recebido via email Suely Meng Gonçalves <>





Para adotar animais, entre nos sites:



FILHOTES PARA DOAÇÃO PORTE PEQUENO

Idade: 2 meses
Tem um casal disponível
Estão castrados e vacinados
Informações: (41) 9698-6900

Conheça no orkut outros caezinhos a espera de um lar: caesegatosparadoacao@gmail.com




BASSET MACHO PARA DOAÇÃO2

2 meses - Macho - castrado e vacinadoInformações: (41) 9698-6900Conheça outros caes e gatos para doação no Orkut: caesegatosparadoacao@gmail.com




LABRADOR PARA DOAÇÃO

Sexo: Macho - Idade: 2 anos - Castrado e VacinadoSó será doado para pessoas com espaço grande. Animal muito ativo e brincalhão.Não será doado para deixa-lo num canil ou amarrado.Informações: (41) 9698-6900Conheça outros cães e gatos que precisam de um lar!!!Orkut: caesegatosparadoacao@gmail.com




terça-feira, 4 de maio de 2010

ADOTE NO CCZ




HARMONIZE SUA ÁREA DE TRABALHO



O Instituto Nina Rosa desenvolveu papéis de parede (wallpapers) para você. Cada mês do ano você terá a companhia de um animal, apresentando-lhe o calendário do mês e as datas especiais. Inspire-se na frase de cada animal e um bom mês para você.


Para baixar gratuitamente o papel de parede, clique na dimensão mais adequada ao seu monitor. A reprodução é livre.

EMBARQUE DE ANIMAIS VIVOS: PROTESTE!

Mensagem enviada pelo GAE - Grupo pela Abolição do Especismo, de Porto Alegre/RS

ESTÁ VENDO ESTE FOCINHO?


Este é um dos dez mil bovinos que neste momento estão amontoados em um navio-curral de vários andares, viajando em direção ao Egito e não é para conhecer as pirâmides.

Eles estão submetidos às piores condições, nas quais passarão quase um mês, tempo que dura esta viagem absurda. Tudo porque estão sendo exportados como se fossem coisas, como se não tivessem apego à vida, como se não estivessem em pânico, como este da foto, que busca um pouco de ar, tem a sorte de estar numa beirada, e tenta entender onde está, entender como foi parar tão longe de onde vivera até então e o que fez para merecer estar ali. Sem seus conhecidos, sem a alimentação que estava acostumado a buscar nos campos, sem um espacinho para deitar e ruminar.

Está esmagado, porque o lucro depende de quantos cabem em cada compartimento. Não sabe ainda que muitos morrerão no caminho e serão jogados no mar, que talvez ele seja um deles e que morrer no caminho talvez seja um prêmio. Quem não morrer prosseguirá, dia após dia, até chegar ao ponto final onde não encontrará pastagens verdejantes, mas sim os homens que os conduzirão à morte.

Como são mortos os bois no Egito? Nem imaginamos. Talvez seja até pior do que é no Brasil.

Quem tem o direito de tirar as vidas destes animais que nada fazem a não ser se submeter a tudo? Que crime eles cometeram que não o de serem dóceis? O de ter uma carne que os egípcios e os brasileiros e tantos outros gostam de ter à mesa por nunca terem pensado nos direitos animais ou por puro egoísmo.

Se você concorda que esse comércio tem que parar, tente fazer duas coisas:
tornar-se vegano, isto é, não utilizar nada de origem animal na sua vida
assinar a PETIÇÃO que pede o fim deste tipo de comércio dos bois:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1986

Lembrando: só assinar é muito pouco. É incindir sobre apenas um aspecto da crueldade e da exploração animal. A forma de realmente mostrar que os animais importam para você, todos os animais, é se tornando vegano.

Grupo pela Abolição do Especismo GAE
www.gaepoa.org

Duas lindas cachorrinhas castradas e vacinadas



Estas lindas cachorrinhas foram retirada das ruas e estão castradas e vacinadas . A Sofia tem porte médio e é bem peludinha . A Maite é muito mansinha e espera que alguem as adote. Elas estão em um hotelzinho e o telefone de lá é 9698-6900 ou todo o sábado na feira de adoção na fazendinha no pet shop anjo animal.

BASSET PARA DOAÇÃO

Gente, olha que coisa mais fofa!!!!







2 meses - basset - Castrados - vacinados



Informações: 9698-6900

Adoção de uma poodle


A Maila acaba de ser jogada na lata de lixo porque deixou de ser interessante para seus donos.

É triste, mas é verdade.

Ela é brincalhona, gosta de jogar bola e não deve ter mais de 7 meses.

Será doada vacinada e castrada.

Procuramos gente de bem que entenda a responsabilidade de se ter um animal para adotá-la.

Se você quiser conhecer essa bonitinha, entre em contato com

Sonia – 9809.0846 ou 3287.4273

Sonia R Pequeno soniarpequeno@gmail.com


domingo, 2 de maio de 2010

Bayer deve indenizar dono de cachorro intoxicado

Fonte: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na base de dados do site www.endividado.com.br

A empresa Bayer do Brasil deverá indenizar o dono de um cachorro que morreu depois de mastigar a coleira protetora contra pulgas e carrapatos. A sentença, dada pelo juiz do 2º Juizado Especial Cível do Núcleo Bandeirante, foi confirmada pela 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e pelo Supremo Tribunal Federal. Não cabe mais recursos.

Em primeira instância, o juiz se baseou no Código de Defesa do Consumidor. Para ele, a afirmação da Bayer de que o autor não observou as regras de cuidado na colocação da coleira é improcedente. Isso porque a coleira não foi colocada no animal pelo autor da ação, mas pela veterinária. Tal fato foi confirmado por meio de testemunhas. O juiz explicou ainda que não houve provas de que o cão tenha mascado a coleira ou engolido um pedaço dela. Em depoime nto, a veterinária disse que a coleira estava inteira e que aparentava sinais de uma mordida somente.

Além das testemunhas, houve provas de que o animal morreu devido à intoxicação pela coleira. `O fato de o animal ter-se intoxicado por uma simples mordida na coleira, não pode ser adotado em favor da requerida, cabendo a esta implementar medida de segurança em seu produto, de tal sorte que o dano ao animal não se consuma neste caso`, afirmou o juiz. Ele condenou a Bayer a indenizar o autor em R$ 6.429 por danos materiais e em R$ 1.000 por danos morais.

A Bayer recorreu ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A sentença foi mantida por maioria. De acordo com o relator da 2ª Turma Recursal, não houve culpa exclusiva do autor da ação, pois ele agiu com extremo cuidado ao contratar médico veterinário para colocar a coleira no animal. No Supremo Tribunal Federal, a 2ª Turma, por unanimidade, negou provimento ao Agravo Regimental interpos to pela Bayer. Assim, manteve a sentença.

De acordo com os autos, o dono do animal alegou que deu, de presente de aniversário de dez anos, ao filho, um filhote da raça Bernese Montain Dog, adquirido em Caraguatatuba, litoral paulista. O animal custou R$ 2 mil e o autor pagou R$ 309 pela caixa de transporte. O cão passou por uma consulta, antes do envio, que custou R$ 30.

Depois, foi transportado por via área para o Distrito Federal, pela TAM, o que custou R$ 851,54. Ao chegar ao Distrito Federal, o animal foi avaliado e se confirmou o seu perfeito estado de saúde. A veterinária sugeriu que o autor colocasse uma coleira Kiltix, fabricada pela Bayer do Brasil, para proteger o filhote contra pulgas e carrapatos. O autor afirmou que, ao chegar em casa, o animal lambeu a coleira e se intoxicou. O cachorro chegou a ser internado em hospital veterinário, mas morreu. Ele alegou que a morte do animal lhe causou muito desgaste e sofrimento, especialmente por ver o filho sofrendo.

A Bayer afirmou que a culpa foi exclusiva do autor, ao permitir que o animal mastigasse a coleira, e que esta é eficaz e segura. Além disso, argumentou que o animal morreu porque já estava doente e que o autor não demonstrou sofrimento moral com a morte do animal, não tendo direito de receber indenização em nome do filho.

Polícia Civil de Sorocaba terá setor exclusivo para ocorrências sobre maus tratos aos animais

Fonte: Radio Cacique
A partir de agora os crimes de maus tratos aos animais passa a ter um setor para atendimento especializado em Sorocaba. Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito em exercício Mário Marte Marinho Júnior recebeu as visitas do diretor do Deinter 7, Weldon Carlos da Costa e do delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, André Moron Machado. Os policiais vieram comunicar o atendimento ao Requerimento 0498/2010, de autoria do presidente da Câmara Municipal, que solicita a criação de um setor para atender as ocorrências de crueldade contra os animais na cidade.

No requerimento aprovado por unanimidade pelo Legislativo, no dia 23 de março, o vereador justificou o pedido em função de o município de Campinas ter inaugurado uma Delegacia Especializada de Proteção Animal. "É uma conquista importante. Sorocaba com a população que tem também precisava oferecer um atendimento específico. Assistimos frequentemente notícias e casos de maus tratos contra os animais e, a partir de agora, temos um importante mecanismo de defesa para eles", disse o presidente licenciado da Câmara, Marinho Marte, também autor do requerimento.

O Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra Animais foi criado no dia 19 de abril, por meio da Portaria nº3/2010. Moron justifica que a medida vem da necessidade de aprimorar o atendimento das ocorrências de abusos e maus tratos contra os animais, registrado com certa frequência em Sorocaba e também pela solicitação de Marinho.

A partir de agora, as ocorrências policiais onde há abusos e maus tratos contra animais serão, preferencialmente, atendidos pela Polícia Judiciária do 7º Distrito Policial de Sorocaba, localizado em Brigadeiro Tobias. Os boletins de ocorrências registrados em outras unidades policiais deverão ser encaminhados ao 7º Distrito para conclusão. Da mesma forma as ocorrências registradas nos finais de semana, feriados e durante a noite.


--------------------------------------------------------------------------------


DELEGACIAS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS EM SP

CAMPINAS
Delegacia de Proteção Animal de Campinas (inaugurada dia 05/03/2010) – 4º Distrito Policial (Taquaral) – Delegada Dra. Rosana Mortari.

SOROCABA
Delegacia Especializada de Proteção Animal (inaugurada dia 19/04/2010) – Delegado Dr. André Moron Machado. As ocorrências policiais onde há abusos e maus tratos contra animais, serão preferencialmente atendidos pela Polícia Judiciária do 7º Distrito Policial de Sorocaba, localizado e, Brigadeiro Tobias. Os boletins de ocorrências registrados em outras unidades policiais deverão ser encaminhados ao 7º Distrito para conclusão. Da mesma forma as ocorrências registradas nos finais de semana, feriados e durante a noite. Prefeitura de Sorocaba - Secretaria da Comunicação - Fone: (15) 3238-2498 - 3238-2499 - 3238-2497.

"VIDA DE CAVALO" EM SÃO LOURENÇO/MG - 15/05

O vídeo foi produzido há quatro anos, quando ainda propúnhamos apenas uma vida melhor para os equídeos. Hoje preconizamos o fim da exploração deles pelos humanos, e o filme servirá para orientar sobre como cuidar deles enquanto não se consegue a proibição.


BICHOS DO FIM DE SEMANA

Esses eu cliquei na zona leste, em Itaquera...

Eu estava lá em cima, e essa gatinha estava me chamando...


Agora se acalmou, estava mesmo é com fome...

E esse cachorro lindo...

Related Posts with Thumbnails