terça-feira, 19 de abril de 2011

CINOMOSE AQUI NÃO!

Campanha “Cinomose Aqui Não!” beneficiará milhares de animais assistidos por ONGs afiliadas à WSPA

No Brasil, apenas um em cada cinco cães são regularmente vacinados contra a cinomose

Alerta aos proprietários de cães: se o seu animal de estimação não foi vacinado e está com perda de apetite, apatia, febre, secreção nasal ou ocular ou esta apresentando perda da coordenação motora, convulsões ou tremores musculares involuntários, cuidado: ele pode estar com cinomose, uma doença provocada por um vírus transmitido entre os cães e que pode levar seu melhor amigo à morte.

Com o objetivo de exterminar essa terrível doença, a Merial Saúde Animal e a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) juntaram-se para promover a campanha nacional de prevenção “Cinomose aqui não!”. A iniciativa envolve a participação dos Médicos Veterinários e clínicas veterinárias em todo o País.

A campanha será realizada entre abril e maio de 2011 em todo o território nacional e envolve uma série de ações, como distribuição de folhetos explicativos e material de divulgação nas clínicas e pet shops, além de reforço na comunicação dos médicos veterinários. Além disso, foi lançada uma passeata virtual em todos os estados brasileiros, com divulgação nas redes sociais You Tube, Twitter e Facebook, motivando a participação coletiva na campanha “Cinomose aqui não!”

A Merial também fará sua parte para elevar a vacinação e repassará 5% das doses comercializadas de sua vacina Recombitek® (vacina da Merial que protege contra a cinomose e outras doenças dos cães) à WSPA, que enviará as vacinas a ongs afiliadas em todo o país. Sob a supervisão de Médicos Veterinários, milhares de cães abandonados serão vacinados contra a cinomose.

“Trata-se de uma enfermidade muito séria e, infelizmente, disseminada pelo País”, explica o médico veterinário Leonardo Brandão, da Merial Saúde Animal. “E não há medicamentos específicos para curar os cães. É preciso vacinar os animais para prevenir o aparecimento da cinomose”, ressalta o especialista.

Infelizmente, no Brasil o número de cães vacinados é muito pequeno: cerca de um em cada cinco cães são regularmente vacinados contra a cinomose. Essa realidade explica a morte de milhares de animais todos os anos. Como não há vacinação pública, os proprietários devem levar seus cães para receber a vacina no Médico Veterinário, e infelizmente, muitos não sabem disso.

A Gerente de Programas Veterinários da WSPA Rosângela Ribeiro destacou a iniciativa da Merial em conscientizar e ajudar os animais que nem mesmo possuem um dono: "A parceria da Merial com a WSPA nos permite divulgar e alertar as pessoas sobre este terrível mal que é a cinomose, ao mesmo tempo em que se ajudam milhares de animais carentes acolhidos e atendidos pelas nossas afiliadas em todo Brasil. Esta é uma campanha muito importante, visto que o tratamento da cinomose é complexo e muitas vezes ineficaz. Foi através da vacinação em massa que países como os Estados Unidos erradicaram a cinomose de seu território", exemplifica a gerente.

Para saber mais e participar da campanha “Cinomose Aqui Não!”, acesse:

http://www.cinomose.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails