quinta-feira, 21 de agosto de 2008

LANÇAMENTO DO LIVRO

"Direitos dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas"
25 de agosto de 2008,
segunda-feira, a partir das 19:30h

Livraria DaConde
R. Conde de Bernadotte, 26, loja 125, no Leblon, Rio de Janeiro/RJ (Há opções de estacionamento na própria Rua Conde de Bernadotte, na Cobal do Leblon e na Sendas)

Sinopse

A obra "Direito dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas" (Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2008, 566p. - www.livrariafabris. com.br), de autoria de Daniel Braga Lourenço, é fruto das pesquisas acadêmicas do autor por ocasião da realização de mestrado em "Direito, Estado e Cidadania" pela Universidade Gama Filho - UGF/RJ. O livro visa suprir um evidente déficit teórico do tema em língua portuguesa, procurando fundamentar a colocação dos animais como autênticos sujeitos de direito. No primeiro capítulo discorre-se sobre as premissas culturais do especismo, trazendo-se um pouco da história da despersonalizaçã o do mundo natural. O segundo capítulo analisa criticamente abordagem das teorias indiretas, tais como o contratualismo, o utilitarismo clássico e a posição de Singer. O capítulo subseqüente e a conclusão tratam da teoria dos direitos propriamente ditos, onde procura-se desenvolver uma nova abordagem sobre o tema, a par das já existentes, no âmbito da teoria dos entes despersonalizados.

Autor
Daniel Braga Lourenço - dblourenco@hotmail. com
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. É mestre em “Direito, Estado e Cidadania” pela Universidade Gama Filho – UGF/RJ e especialista em Direito Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Possui MBA em Direito Econômico e Empresarial também pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e em Direito do Petróleo pelo CP/COPPE. Atualmente é Professor de Direito Ambiental do Curso Praetorium (Rio de Janeiro) e de Direito do Petróleo do Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG. É associado ao Animal Legal Defense Fund – ALDF (Professional Volunteer) e Diretor Jurídico do Instituto Abolicionista Animal – IAA. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Animal e da Editora Evolução, e integra o Conselho Consultivo da Revista Eletrônica Pensata Animal (www.sentiens. net).
Fonte: Instituto Nina Rosa

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails