terça-feira, 20 de outubro de 2009

Animais recebem auxílio em desastres

Animais recebem auxílio em desastres

Dr. Juan Carlos Murillo examina um cão abandonado durante a avaliação do impacto do desastre e tratamento dos animais afetados pelo tsunami em Samoa.© WSPA
A equipe da WSPA de auxílio em casos de desastre aliviou o sofrimento de centenas de animais afetados pelos desastres naturais na Ásia e na Oceania, fornecendo alimento e cuidados veterinários.

Samoa


As ilhas de Samoa têm uma população significativa de cães e as pessoas dependem de gado, porcos e galinhas. A equipe distribuiu centenas de latas de ração para cães e gatos nas seis vilas mais afetadas, suprimento esse fornecido pela afiliada Animal Protection Society of Samoa. Além disso, a Hill’s Pet Nutrition, da Nova Zelândia, doou 2 toneladas de sua ração para cães para os animais dos aldeões.
O prefeito da aldeia Saleaamua, Tiumalu Amakisa, disse:
– Muito obrigado por sua doação. Obrigado pelo que vocês fazem por nós e por nosso país.
A Gerente Regional do escritório da WSPA na Nova Zelândia e chefe do Grupo Emergencial Nacional para o Bem-Estar Animal, Melissa Brown, contou que a equipe da WSPA encontrou uma família de muita sorte em Ulutogia. Seus integrantes conseguiram escapar ilesos do tsunami, graças ao seu cão:
– Ele sentiu a água chegando e começou a latir. Felizmente, essa família procurou saber o que tinha assustado o animal e viu a onda se aproximando. As casas foram destruídas, mas essas pessoas conseguiram escapar com seus dois filhos pequenos, cães e vizinhos.

Indonésia

Cães atendidos pela equipe da WSPA em Padang Pariaman, Indonésia© WSPA
O tsunami que atingiu a Indonésia causou a morte de milhares de pessoas e animais. As áreas mais afetadas foram Padang, Pariaman e Padang Pariaman.
Por meio de esforços coordenados com nossas afiliadas Profauna e Yudhistira, e com os veterinários do governo local, centenas de animais receberam tratamento emergencial e básico, e donos de animais ganharam ração para cães e gatos. Minerais para vacas e búfalos também foram distribuídos entre seus proprietários.
Funcionários e voluntários da Profauna e da Yudhistira receberam treinamento sobre avaliação e resposta a desastres.
Filipinas

A WSPA trabalhou em conjunto com veterinários locais para distribuir alimento, coleiras e guias nos centros de auxílio.© WSPA
Nas Filipinas, dois ciclones causaram grandes enchentes e danificaram abrigos. No local onde o nível d’água subiu para quase 3 metros, todos os animais se afogaram. Além disso, 3.600 cães foram trazidos para os centros de evacuação.
A equipe da WSPA conseguiu fornecer alimento e remédios para os animais resgatados das enchentes na cidade de Marakina, além de alimento para a cidade de Muntinlupa e centenas de coleiras e guias para os centros de evacuação em Marakina e Muntinlupa. O prefeito de Muntinlupa agradeceu a todos os voluntários que ajudaram os animais afetados pela enchente em sua cidade.
A WSPA trabalhou em conjunto com veterinários locais na distribuição de alimento, coleiras e guias nos centros de auxílio em cada distrito. O diretor do Bureau of Animal Industries também concordou em enviar os veterinários do governo local para esses distritos a fim de vacinar cães contra raiva e fazer um relatório sobre o número e a saúde dos cães e de outros animais nesses centros.
Saiba mais sobre o trabalho da WSPA de auxílio em casos de desastre. (conteúdo em português) >>
Conheça o blog da WSPA sobre desastres. (conteúdo em inglês) >>

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails